ASSOCIAÇÃO PROFESSOR ARTUR NOVAES – APAN

Um Clube Formador de Cidadãos e Atletas!


A Associação Professor Artur Novaes (APAN) recebeu esse nome em homenagem póstuma a um dos maiores incentivadores do esporte de Blumenau. Considerado o “pai do vôlei”, Artur Novaes foi um ícone do esporte estadual, responsável por diversas conquistas esportivas, mas principalmente por auxiliar na formação do caráter de inúmeros jovens de nossa comunidade.

Está no nosso DNA a missão de impactar de forma positiva a vida de crianças e adolescentes, por meio do esporte educacional. Nosso projeto desenvolve princípios de valores éticos e promove a inclusão social dos jovens de Blumenau e região. Outro importante objetivo do projeto é fomentar vivências que propiciem um ambiente socioeducativo ideal para o desenvolvimento do cidadão crítico, criativo e participativo.

Responsabilidade Social


O principal objetivo dos projetos da APAN é estimular a prática esportiva educacional e usá-la como ferramenta de promoção da saúde, do crescimento ético, da moral e da participação social. Com essa metodologia, os alunos passam a gostar de estudar e conseguimos aumentar as taxas de aprovação e diminuir a evasão escolar. Nosso projeto é formador de cidadãos vencedores na construção de um futuro melhor.

Projeto Voleibol para Vida


Atuamos em 11 escola públicas da rede municipal de ensino, atendendo 932 crianças e jovens de 7 a 17 anos nos polos esportivos do projeto Voleibol para Vida. Além de frequentar aulas regulares de voleibol, são envolvidos em palestras trimestrais, trazendo temas importantes para a formação social.

As atividades da APAN, são mantidas por recursos oriundos de patrocínios privados, convênios públicos com o governo municipal e estadual e projetos incentivados do Ministério do Esportes. Além disto, a comissão de pais e os diretores do clube desenvolvem ações comunitárias, como pastelada, torneios esportivos, ações entre amigos e doações para a manutenção dos projetos.

O embrião da APAN


Em 1977, Artur começou a trabalhar na Escola Barão do Rio Branco, na área de Educação Física. Nesta época formou as primeiras equipes de vôlei. Os treinamentos aconteciam numa quadra de cimento, onde hoje está localizado o Ginásio da Escola Barão.

Em 1984 fundou o Clube Escolar Barão do Rio Branco, passando a disputar competições regionais e estaduais de voleibol. Nos anos 90, a equipe se consolida como a principal formadora de talentos do voleibol catarinense e uma das principais do Brasil.

Atletas de renome foram revelados pelo projeto da Barão, como Anderson “Xanxa”, campeão mundial com a Seleção Brasileira. Mais de 30 atletas, em diferentes categorias das Seleções Brasileiras, começaram a treinar no clube.

Em 1996 a equipe passa a se chamar Barão/Ceval. Em 1998 disputava sua primeira Liga Nacional. Foram seis participações na primeira divisão, sendo a última sob a denominação de Soya/Blumenau (Associação Blumenau Pró Vôlei).

Em 2013, a equipe de Voleibol Masculino de Blumenau muda sua denominação, passando a se chamar APAN (Associação Professor Artur Novaes), homenageando seu fundador e maior incentivador.

Após quatro temporadas tentando retornar à elite do voleibol brasileiro, a APAN obteve seu acesso em 2019, com o vice-campeonato da Superliga B. Na primeira temporada, na edição 2019-20, fechou numa inédita sétima colocação, conquistando uma inédita vaga nos playoffs. A fase final da competição não ocorreu em razão da pandemia de coronavírus. Na temporada 2020-21, foi a quinta colocada, a melhor campanha da história. Na última, em 2023, alcançou a oitava posição.

Histórico de títulos


A APAN é hexacampeã do Jogos Abertos de Santa Catarina e heptacampeã Estadual. Nas categorias de base, o título mais importante foi os Jogos Escolares Brasileiros em 2019.

Porque investir em projetos da APAN


A Associação Professor Artur Novaes (APAN) tem know-how e credibilidade no desenvolvimento de projetos educativos, sociais e esportivos. E busca empresas que compartilham a mesma filosofia. Nós atuamos focando sempre no desenvolvimento dos jovens, na valorização e geração de oportunidades, nos direitos humanos, na diversidade e na responsabilidade social.

Projetos educativos promovem a inclusão social e garantem que pessoas de todas as origens e condições socioeconômicas tenham acesso à educação de qualidade e igualitária.

Além disto, projetos educativos engajam a comunidade, envolvem pais, alunos, professores e outros atores-chave, com resultados extremamente positivos. Não apenas nas escolas, mas nas famílias e na sociedade como um todo.

Investir em projetos educativos e sociais não resulta apenas em benefícios para a empresa, mas para a sociedade como um todo. É uma oportunidade ímpar para as empresas fazerem a diferença e ajudar transformar a vida de futuros cidadãos, formados dentro de uma quadra de vôlei.

Diretoria

 

Diretor Presidente: Fernando Henrique Becker Silva

Diretor Vice-Presidente: Antônio Augusto de Oliveira

Diretor Financeiro e de Secretaria: Hélio José Schwarz Filho

Diretor Jurídico: Luis Fernando Pamplona Novaes

Diretor Técnico: Sandro Bonat de Mello

Diretor Comercial: Paulo Henrique Crozeta

Diretor de Marketing: Marcio Adriano Moreira

Conselheiro Fiscal Efetivo: Juliano Boppre Athayde

Conselheiro Fiscal Efetivo: Carlos Renato Volles

Conselheiro Fiscal Efetivo: Evaristo Kuhnen

Conselheiro Fiscal Suplente: Matheus Freiberger Rosa

Organograma