Quem Somos


A história da Associação Professor Artur Novaes – APAN

Formando atletas e cidadãos, através do voleibol


A Associação Professor Artur Novaes (APAN) recebeu esse nome em homenagem póstuma a um dos maiores incentivadores do esporte em Blumenau. Considerado o “pai do vôlei” da cidade, Artur Novaes foi um ícone do esporte estadual, responsável por conquistas em diversas modalidades, pela descoberta e pelo desenvolvimento de grandes talentos.

Artur José Novaes nasceu em 11 de setembro de 1956, na cidade de Rio do Sul. Filho de Nilton Novaes e Ingrid Novaes. Ingressou na Faculdade de Educação Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, em 1976, onde mais tarde se tornou professor e Coordenador do Curso.

Em 1977, Artur começou a trabalhar na Escola Barão do Rio Branco, dando aulas de Educação Física. Em 1978, casou-se com Lidiane Pamplona Novaes, professora e orientadora pedagógica, com quem teve três filhos (Luís Felipe Pamplona Novaes (1979), médico ortopedista; Luís Fernando Pamplona Novaes (1982), advogado e professor, e Letícia Pamplona Novaes (1986), designer.


O embrião da APAN


Já nesta época formou as primeiras equipes de vôlei, que treinavam em uma quadra de cimento, onde hoje está localizado o ginásio da Escola Barão. Em 1984 fundou o Clube Escolar Barão do Rio Branco, passando a disputar competições regionais e estaduais de voleibol. Nos anos 90, a equipe se consolida como a principal formadora de talentos do voleibol catarinense e uma das principais do Brasil.

Pelas mãos de Artur Novaes, atletas de renome foram revelados, como Anderson “Xanxa”, campeão mundial com a Seleção Brasileira. Ao todo, formou mais de 30 atletas, em diferentes categorias das Seleções Brasileiras.

Durante mais de 10 anos, Artur foi técnico das Seleções Catarinenses, representando o Estado em diversos campeonatos nacionais, sempre com a base das equipes por ele formadas.

Em 1996 a equipe passa a se chamar Barão/Ceval e, em 1998, disputa sua primeira Liga Nacional. Foram seis participações na primeira divisão, sendo a última sob a denominação sob o nome de Soya/Blumenau (Associação Blumenau Pró Volei)

Artur Novaes faleceu em 13 de dezembro de 2010, vítima de mielodisplasia.

Em 2013, a equipe de Voleibol Masculino de Blumenau muda seu nome para APAN (Associação Professor Artur Novaes), em homenagem do seu fundador e maior incentivador.

Após quatro temporadas tentando retornar à elite do voleibol brasileiro, a APAN obteve seu acesso em 2019, com o vice-campeonato da Superliga B. Na primeira temporada, na edição 2019-20, fechou na sétima colocação, conquistando uma inédita vaga nos playoffs. A competição não ocorreu em razão da pandemia de coronavírus.


Histórico de títulos


A APAN é tetracampeã do Jogos Abertos de Santa Catarina e Pentacampeã Estadual. Nas categorias de base, o título mais importante foi os Jogos Escolares Brasileiros em 2019.

Diretoria

Presidente: Luis Fernando Pamplona Novaes
Vice Presidente: Márcio Adriano Moreira
Diretor Financeiro e secretaria: Fernando Henrique Becker Silva
Diretor Jurídico: : Matheus Freiberger Rosa
Diretor Técnico: Helio Swarz
Diretor Comercial: Juliano Boppre Athayde
Diretor de Marketing: Márcio Adriano Moreira
Conselho fiscal Efetivo: Evaristo Kuhnen
Conselho fiscal Efetivo: Eleine Piseta
Conselho fiscal Efetivo: Rute Adriano Koelbel Conselho fiscal suplente: Laiana Vota Cucco

Organograma


Seja Sócio